Quem faz. 

Veja quem está por trás da pragma. 

Miguel Villalobos

Diretor Presidente

Fundador da Pragma e Sócio-Diretor de planejamento. 

Foi consultor de empresas durante o período de no-competition após vender a sua participação societária na Z+Comunicação. 

Antes disso, Miguel foi executivo internacional na ex Z+G Grey e na Grey Advertising, na qual atuou como diretor de atendimento e planejamento no Peru, México e Estados Unidos. 

Na Pragma, desenvolveu e aplica a ferramenta de pesquisa PragMap para obter um diagnóstico preciso dos problemas de produtos e marcas e recomendar aos clientes as melhores táticas e ações.


Cibar Ruiz

Redator / Diretor de Criação

Graduado em publicidade, tem mais de 30 anos de experiência como profissional de criação em inúmeras agências no Brasil e no exterior.Entre as mais destacadas estão: Young & Rubicam, na qual atuou como Diretor de Criação, no Brasil e no Chile, Leo Burnett, DM9DDB, eTonica de Comunicação, Grottera e TBWA, onde foi Vice-presidente de Criação.

Deu suporte criativo em lugares como Toronto, Madri e Porto Rico.

Acumula inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre eles, 7 Leões no Festival de Cannes, Gran Prix em Londres e New York

.Fez parte da diretoria do Clube de Criação de São Paulo e foi jurado em vários festivais nacionais e internacionais.

Desenvolveu campanhas vitoriosas para clientes como Nissan, Pedigree, Absolut, Bic, Cerveja Antarctica, Itaú Seguros, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Fiat, Bosch, Philip Morris, Hitachi, Gatorade, P&G, J&J, Kimberly- Clark, Haagen-Dazs, entre outros.

O palco é seu lugar preferido, tendo feito palestras na Universidade de Lima-Perú, Fest’Up na Faap por doze anos consecutivos e por diversas faculdades do país.

Adora o barulho da sua bateria, bem como o estrondoso poder do silêncio nas suas apresentações de mímica.


SIGA A PRAGMA NAS REDES SOCIAIS